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DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO
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A deficiência múltipla é uma associação de duas ou mais deficiências primárias como física, intelectual, visual ou auditiva, no mesmo indivíduo. O objetivo desse curso é contribuir no desenvolvimento da formação docente a partir dos conhecimentos e temas abordados e desta forma, sejam elaborados projetos pedagógicos que contemplem conceitos, princípios e estratégias educacionais inclusivas que respondam às necessidades educacionais especiais dos alunos e propiciem seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.

A INCLUSÃO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
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A condição das pessoas em situação de rua é um dos exemplos mais extremos e devastadores da pobreza e exclusão social no mundo. As pessoas em situação de rua enfrentam quotidianamente condições de vida terríveis e ficam expostas a todas as formas de vulnerabilidade. Sendo assim, este curso apresenta um conjunto de informações sobre esta difícil realidade da nossa sociedade e subsídios para as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula.

GESTÃO ESCOLAR: ENFRENTANDO OS DESAFIOS COTIDIANOS DAS ESCOLAS
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Este curso propicia aos professores o acesso aos projetos de intervenção desenvolvidos por gestores escolares nos debates em torno da gestão escolar. O diferencial se encontra na abordagem que procura articular as reflexões teóricas com as situações concretas, e como este estudo deve ser proveitoso em prol do enfrentamento dos problemas com os quais se deparam os gestores escolares.

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
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Com o objetivo de ampliar as discussões sobre as Políticas Públicas de Educação no Brasil contemporâneo, com fundamentação histórica e filosófica, o curso busca possibilitar a reflexão sobre as formas de contribuição dos movimentos sociais para a sua ampliação, as lutas pelo reconhecimento da diversidade dos seus sujeitos, assim como levantar questões que condicionam as políticas de inclusão aos determinantes econômicos.

EDUCAÇÃO PARA AS DIVERSIDADES E CIDADANIA
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O curso apresenta um conjunto de temas que aborda a valorização do ser humano multidimensional e os direitos coletivos em Educação, provocando uma ruptura estrutural na lógica de poder punitivo e fortalece a responsabilidade da Educação para a Diversidade e Cidadania. Este curso, tem como objetivo fortalecer a conscientização docente, afim de oportunizar a democratização do acesso à educação pública para as camadas populares da sociedade, garantindo a todos os estudantes, indistintamente, o direito de aprender.

INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
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Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, principalmente dos computadores, discute-se cada vez mais a utilização de recursos da informática na educação. Uma escola que resolve utilizá-la como recurso didático necessita de bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa. O Curso de Informática aplica à Educação visa promover o estudo sobre a importância e soluções para o uso de novas tecnologias dentro de ambientes de ensino. Diante destas novas exigências, pode-se inserir a informática na educação como uma das formas mais interessantes para a disseminação mais rápida e eficaz do conhecimento.

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM CRIANÇAS COM TDAH
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Com o propósito de abordar e refletir sobre a aprendizagem do aluno com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) incluído no ensino regular, este curso destaca a psicopedagogia e sua contribuição no processo de aprendizagem do educando, procurando definir o TDAH na infância e sua associação nas dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. Abordando-se os fatores que causam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, relacionando teoria e prática, com ênfase na importância da inclusão no ensino regular, para a análise de práticas alternativas com vistas a melhorar o processo de aprendizagem do estudante.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES PARA AS APRENDIZAGENS
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As reflexões colocadas ao longo do curso sobre os saberes e práticas docentes para as aprendizagens no âmbito das políticas de educação inclusiva direcionadas às pessoas com Deficiência Intelectual se tornam ainda mais relevantes ao levarmos em consideração aspectos relacionados ao desenvolvimento de atividades como recortar, pintar, colar e outras, que não envolvem conhecimentos abstratos e generalização. Com base nisso, este curso apresenta ações necessárias que favorecem diferentes estratégias de desenvolvimento desses sujeitos. O objetivo desse curso é propiciar aos professores subsídios teóricos que privilegiam as possibilidades de desenvolvimento educacional da pessoa com Deficiência Intelectual, levando em consideração as singularidades de cada um.