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POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
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Com o objetivo de ampliar as discussões sobre as Políticas Públicas de Educação no Brasil contemporâneo, com fundamentação histórica e filosófica, o curso busca possibilitar a reflexão sobre as formas de contribuição dos movimentos sociais para a sua ampliação, as lutas pelo reconhecimento da diversidade dos seus sujeitos, assim como levantar questões que condicionam as políticas de inclusão aos determinantes econômicos.

EDUCAÇÃO PARA AS DIVERSIDADES E CIDADANIA
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O curso apresenta um conjunto de temas que aborda a valorização do ser humano multidimensional e os direitos coletivos em Educação, provocando uma ruptura estrutural na lógica de poder punitivo e fortalece a responsabilidade da Educação para a Diversidade e Cidadania. Este curso, tem como objetivo fortalecer a conscientização docente, afim de oportunizar a democratização do acesso à educação pública para as camadas populares da sociedade, garantindo a todos os estudantes, indistintamente, o direito de aprender.

INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
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Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, principalmente dos computadores, discute-se cada vez mais a utilização de recursos da informática na educação. Uma escola que resolve utilizá-la como recurso didático necessita de bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa. O Curso de Informática aplica à Educação visa promover o estudo sobre a importância e soluções para o uso de novas tecnologias dentro de ambientes de ensino. Diante destas novas exigências, pode-se inserir a informática na educação como uma das formas mais interessantes para a disseminação mais rápida e eficaz do conhecimento.

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM CRIANÇAS COM TDAH
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Com o propósito de abordar e refletir sobre a aprendizagem do aluno com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) incluído no ensino regular, este curso destaca a psicopedagogia e sua contribuição no processo de aprendizagem do educando, procurando definir o TDAH na infância e sua associação nas dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. Abordando-se os fatores que causam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, relacionando teoria e prática, com ênfase na importância da inclusão no ensino regular, para a análise de práticas alternativas com vistas a melhorar o processo de aprendizagem do estudante.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES PARA AS APRENDIZAGENS
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As reflexões colocadas ao longo do curso sobre os saberes e práticas docentes para as aprendizagens no âmbito das políticas de educação inclusiva direcionadas às pessoas com Deficiência Intelectual se tornam ainda mais relevantes ao levarmos em consideração aspectos relacionados ao desenvolvimento de atividades como recortar, pintar, colar e outras, que não envolvem conhecimentos abstratos e generalização. Com base nisso, este curso apresenta ações necessárias que favorecem diferentes estratégias de desenvolvimento desses sujeitos. O objetivo desse curso é propiciar aos professores subsídios teóricos que privilegiam as possibilidades de desenvolvimento educacional da pessoa com Deficiência Intelectual, levando em consideração as singularidades de cada um.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO TEA
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O curso práticas pedagógicas no TEA busca elucidar possíveis direções aos professores que atuam com crianças com espectro do autismo. O curso tem como objetivo oferecer informações a respeito das práticas de alfabetização, intervenção pedagógica através do brincar, materiais educativos de aprendizagem numa perspectiva inclusiva.

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
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O curso de Educação Física Adaptada apresenta conhecimentos necessários para que o profissional possa atuar com competência específica nas organizações escolares, tendo em vista a ampliação de possibilidades que envolvem a inclusão das pessoas com deficiências em diversas áreas de atuação como o desporto, o lazer e a recreação. O objetivo deste curso é garantir uma educação de qualidade para todos, sem exceção, oferecendo aos educadores subsídios necessários para a inclusão de pessoas, desde os conceitos básico de ensino, até exemplos onde a teoria foi aplicada com sucesso.

O ATENDIMENTO REALIZADO PELA EDUCAÇÃO PRECOCE
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A Educação Precoce representa uma pequena parte do Ensino Especial, porém, contribui imensamente para o desenvolvimento global de crianças que necessitam de um acompanhamento especializado desde os primeiros dias de vida. O Curso tem por objetivo a formação de profissionais da área e demais interessados para agir no acompanhamento de crianças que possuem algum tipo de deficiência física ou cognitiva, que nasceram prematuras ou que apresentam algum atraso no desenvolvimento. O módulo aborda questões desde a visão geral sobre o desenvolvimento infantil, passando pela importância da Educação Precoce, do trabalho multidisciplinar e da participação da família no cuidado da criança.