Se o tempo não pára, você também não pode parar.



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ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: SABERES NECESSÁRIOS
180 hs

A alfabetização é um processo, e não se limita apenas a ler e escrever os signos do alfabeto, mas, sim, compreender como funciona a estrutura da língua e a forma como é utilizada. Aqui, a aprendizagem da leitura e da escrita apresenta-se como um processo dinâmico, que se faz por duas vias de acesso, uma técnica, a alfabetização e outra que diz respeito ao uso social, o letramento. Por isso, este curso tem o objetivo apresentar aos professores a construção de leitura e escrita através de novos caminhos e novas posturas de trabalho para a alfabetização.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
180 hs

O curso Educação Matemática e suas tecnologias veem contribuir de maneira muito significante para o Ensino da Matemática, nos mais variados níveis de Ensino. Sendo assim uma referência de grande relevância para a área da Educação Matemática. Permeados de tecnologia, os artigos que compõe este curso, apontam para o enriquecimento da Matemática como um todo, pois atinge de maneira muito eficaz, estudantes da área e professores que buscam conhecimento e aperfeiçoamento.

A CRIANÇA E O BRINCAR NOS TEMPOS E ESPAÇOS DA ESCOLA
180 hs

A formação de professores deve valorizar as atividades educativo-pedagógicas que acolhem e cuidam de crianças em espaços coletivos, sejam eles de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental, trabalhando na defesa de que a criança tenha nesses espaços um lugar privilegiado para viver sua infância. Este curso tem como objetivo oferecer aos professores narrativas, experiências, reflexões e análises acerca da infância e sua educação, adentrando diferentes contextos, dialogando com várias abordagens, tomando como unidade referencial a brincadeira e os espaços onde ela se constrói, reconstrói, concretiza, tornando-se um artefato cultural.

IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
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A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica destinada ao atendimento a pessoas jovens, adultas e idosas da classe trabalhadora que, ao longo da sua história, não iniciaram ou mesmo interromperam sua trajetória escolar em algum ou em diferentes momentos de sua vida. O curso tem como objetivo de promover a escolarização de pessoas jovens, adultas e idosas por meio da compreensão de uma prática educativa que atenda às especificidades e à diversidade dos sujeitos da classe trabalhadora envolvidos no processo, a fim de dialogar com seus saberes, culturas, projetos de vida e articular melhores perspectivas com o meio social, cultural e com o mundo do trabalho.

SISTEMA BRAILLE: SABERES E PRÁTICAS
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Este curso apresenta um conjunto de materiais signográficos, instruções e recomendações orientadoras da utilização do Sistema Braille na escrita, sendo destinado especialmente a professores, transcritores, revisores e outros profissionais, além de usuários do sistema. O curso tem como objetivo oferecer informações atualizadas que permite que o Sistema Braille continue sendo o instrumento fundamental na educação, habilitação, reabilitação e profissionalização das pessoas com deficiência visual.

DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA: SABERES E PRÁTICAS DA INCLUSÃO
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A deficiência múltipla é uma associação de duas ou mais deficiências primárias como física, intelectual, visual ou auditiva, no mesmo indivíduo. O objetivo desse curso é contribuir no desenvolvimento da formação docente a partir dos conhecimentos e temas abordados e desta forma, sejam elaborados projetos pedagógicos que contemplem conceitos, princípios e estratégias educacionais inclusivas que respondam às necessidades educacionais especiais dos alunos e propiciem seu desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.

A INCLUSÃO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL
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A condição das pessoas em situação de rua é um dos exemplos mais extremos e devastadores da pobreza e exclusão social no mundo. As pessoas em situação de rua enfrentam quotidianamente condições de vida terríveis e ficam expostas a todas as formas de vulnerabilidade. Sendo assim, este curso apresenta um conjunto de informações sobre esta difícil realidade da nossa sociedade e subsídios para as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula.

GESTÃO ESCOLAR: ENFRENTANDO OS DESAFIOS COTIDIANOS DAS ESCOLAS
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Este curso propicia aos professores o acesso aos projetos de intervenção desenvolvidos por gestores escolares nos debates em torno da gestão escolar. O diferencial se encontra na abordagem que procura articular as reflexões teóricas com as situações concretas, e como este estudo deve ser proveitoso em prol do enfrentamento dos problemas com os quais se deparam os gestores escolares.

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